quarta-feira, 2 de novembro de 2016

COMO OS MAIS REQUISITADOS CONHAQUES E UÍSQUES: “UTILIZAMOS BARRIS DE CARVALHO AMERICANO E FRANCÊS; NOSSOS PRODUTOS SÃO EXCLUSIVOS E NUMERADOS”

Como os mais requisitados conhaques e uísques: “utilizamos barris de carvalho americano e francês; nossos produtos são exclusivos e numerados”
👤por revistacartapremium (outubro 31)

Com produtos de reconhecimento nacional e internacional, tanto que podem ser encontrados em cartas de renomados empreendimentos como Mercure Hotel, da rede Accor, Restaurante Tordesilhas, na capital paulista e empórios refinados como o Fino da Cana e Santa Therezinha, a Microdestiolaria Hof é considerada uma das principais produtoras de cachaça artesanal do País, destacando-se por sua expertise em produzir produtos sofisticados e de alta qualidade. “Essa trajetória de sucesso é resultado da assertividade em identificar e compreender as preferências do consumidor. Para nós, essa percepção é primordial, um dos fatores determinantes para a nossa produção e mais ainda para atender às expectativas e conquistar a aceitação do produto”, pontua Martin Braunholz, sócio-proprietário. “Acreditamos que os estabelecimentos dos mais diversos  tipos devem oferecer nossos produtos pela sua proposta inédita, que é a de oferecer algo único e exclusivo, cada vez mais procurado pelos paladares mais exigentes e que buscam bebidas de qualidade feitas em pequenos lotes”, completa.

Martin lembra que, para o desenvolvimento de cada bebida, a Hof realiza inúmeros testes às cegas, com produtos nacionais e internacionais de primeira linha, a fim de atrelar componentes que são apreciados pelo paladar brasileiro. “No caso das cachaças, utilizamos barris de carvalho americano e francês, que também são usados na produção de grandes e renomados destilados internacionais, como o cognac e whisky. No caso dos demais produtos (licores e aguardentes compostas), combinamos os destilados com café e laranjas, produtos locais e de grande aceitação pelo apreciador nacional”, completa.

Para ele é primordial compreender e dirigir os produtos para o paladar do consumidor-alvo. “Nosso maior trunfo é a degustação. Esta é fundamental para definir a decisão de compra por parte do cliente. Quem experimenta sente o prazer de uma bebida superior, exclusiva e diferenciada. Por inúmeras vezes ouvimos tanto de especialistas, como de consumidores, que nossas bebidas são as melhores já experimentadas”.

Diferenciais postos à prova

Nesse ano, entre as premiações conquistadas pela empresa está a Medalha Prata com seu rótulo Alma da Serra na Expocachaça, maior e principal evento do setor. “A cachaça Alma da Serra foi muito degustada e apreciada. Mas vale indicar ainda a Curato, aguardente composta de café arábica e laranjas, muito procurada e mencionada até fora da feira (mercado municipal de Belo Horizonte), o que ocasionou sua rápida venda, tendo se esgotada já no terceiro dia do evento. Nosso outro rótulo, a Sortilégio, composta com frutas secas e especiarias também foi muito apreciada”, detalha o porta-voz.

A Alma da Serra é envelhecida em barris de carvalho americano, atendendo ao maior índice de venda e de maior preferência do público brasileiro, segundo Braunholz. “O carvalho americano é de mais fácil aceitação, pois principalmente suas notas de baunilha são mais evidentes. O fato de esta cachaça ter recebido Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas em 2014 e ter sido campeã entre cachaças premiadas em ranking promovido pela revista VIP em 2015, contribuiu para seu alto volume de vendas. A nossa aguardente Curato também vem despontando como um produto de grande aceitação e crescente volume de vendas. A combinação de uma excelente cachaça com estes produtos regionais tem agradado muito os brasileiros”.

Para Aline Bortoletto, da equipe do Laboratório de Qualidade Química de Bebidas (LTQB) da ESALQ-USP, a cachaça Alma da Serra se destaca pela complexidade e harmonia entre aromas e sabores. “Apresenta coloração caramelo e aromas delicados de baunilha e maracujá verde. Na boca, oferece sensação de aveludado e o retrogosto é levemente adocicado e extremamente agradável”.

Outros produtos da empresa são os licores de café Frigga e Trigoni.

Um pouco de história

A Hof tem a sofisticação em seu DNA. Trabalha com conceito boutique, produção em baixa escala e com garrafas numeradas. Esses critérios são estabelecidos para manter a exclusividade dos produtos e proporcionar ainda mais qualidade.  “A primeira opção de negócio quando adquirimos um sítio em Serra Negra foi começar a produzir queijos de leite de cabra. Mas o sucesso de um licor de doce de leite de cabra em uma feira do setor despertou nosso interesse para as bebidas. Conhecemos o doce de leite de cabra ‘cajeta’ após uma viagem para o México e resolvemos produzir o licor. Na feira, o licor foi o que fez mais sucesso. Foi aí que pensamos: estamos trabalhando com um negócio perecível, que é o queijo. E o licor foi um sucesso. Resolvemos mudar de atividade. licor, começamos a investir em licores e cachaças e hoje administramos a Microdestilaria Hof. Depois de pesquisar a fundo o mercado, começamos a destilar licores e posteriormente a bidestilar cachaça, bem como a vender na região. Resolvemos então regularizar a atividade e trabalhar de forma profissional. Em 2013 obtivemos toda a documentação oficial e iniciamos a comercialização de forma gradativa. Investimos cerca de R$ 150 mil na destilaria e resolvemos apostar em um conceito de boutique – espaço pequeno, capacidade limitada de produção e linhas exclusivas. Atualmente estamos finalizando uma ampliação e alcançando uma capacidade de produção de 1.500 litros/mês entre todos os produtos”, conta o sócio-proprietário.

Ele lembra que mais importante que o marketing é atender à expectativa do cliente com um produto de qualidade superior, o que é decisivo para a evolução do nosso negócio. “Esse processo de reconhecimento e aproximação com o nosso público contribui para excelentes resultados e nós ficamos extremamente satisfeitos com a crescente aceitação”, enfoca.

A Hof está desenvolvendo um bitter de café, algo como o Angostura e outros bitters modernos, destinado a elaboração de coquetéis, cada vez mais apreciados pelo público jovem e exigidos pelos mixologistas e bartenders. “Além disso, estamos próximos (início de 2017) de lançar uma edição limitada e exclusiva de uma cachaça super-premium, descansada em tonel de carvalho americano de whisky por 5 anos. Especialistas já afirmaram que esta bebida é especial e merece ser comercializada de forma diferenciada. Acabamos de firmar um contrato de exclusividade com um distribuidor nacional que tem a expertise na exportação e a intenção é a colocação dos produtos também no mercado internacional”, finaliza.

A microdestilaria fica em Serra Negra, no interior paulista, e está de portas abertas para a visitação, com tour pelo Sítio Capril Serra Negra, visita ao alambique e desgustação em um lounge bar especialmente preparado. Mais informações no site www.microdestilariahof.com.br .

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