domingo, 27 de setembro de 2015

Bebidas Alcoólicas com Café

Seis destilados que levam café na composição, uma nova onda do setor de bares.

"A bebida deve se reinventar". A cada dia surgem novidades, como as selecionadas.

Para esta seleção, foram consideradas bebidas que têm o café como ingrediente, ou seja, na composição. Há também no mercado bebidas alcoólicas com notas de café.. Essas notas, no entanto, afloram com a torra do malte e não com a adição do produto na bebida, mesmo que em algumas delas seja evidente o aroma e sabor característicos do grão.

A seleção traz duas famílias de bebidas: cinco licores: um italiano, um norte-americano e três brasileiros; uma tequila mexicana e duas aguardentes compostas brasileiras.

Alguns segredos para uma melhor avaliação: ao apreciar o aroma, por exemplo, a técnica não é a mesma utilizada no café ou no vinho, em que se aspira profundamente do copo. Pelo alto teor alcoólico de algumas das amostras, é sugerido usar a "técnica do cachorrinho": dar duas aspiradas rápidas e afastar o copo. Outra dica é avaliar as bebidas em temperaturas diferentes.

Em geral, quanto menos gelado, mais se percebem as nuances da bebida. E com uma graduação menor de álcool também, as sutilezas afloram. Confira a seguir as principais características de cada uma das bebidas e boa degustação!

Kahlúa Coffee Liqueur
Licor de café arábica do México, da península de Yucatán, à base de rum. Produzido nos Estados Unidos, é indicado para apreciação puro ou nos clássicos coquetéis Kahlúa White Russian (com vodca e creme de leite) e Kahlúa Black Russian (com vodca). A bebida revelou uma doçura marcante no aroma e sabor, com notas de caramelo e baunilha, corpo muito espesso e aftertaste excessivamente doce.
Tipo: licor
Volume: 700 ml
Álcool: 20%
Ingredientes: destilado alcoólico retificado, açúcar e extrato natural de café
Origem: The Kahlúa Company - Arkansas - Estados Unidos (importado por Pernord Ricard do Brasil)
Mais informações: www.pernod-ricard.com.br

1727 Coffee Liqueur
O 1727 pode ser apreciado gelado ou natural em qualquer estação do ano. “A bebida tem baixo teor alcoólico e é considerada uma excelente fonte de energia, além de trazer um frescor imediato ao paladar. O licor de café 1727 é um produto ideal para um país tropical, como o nosso. Pode ser degustado a qualquer hora, mas é ótimo após as refeições. Além disso, o produto tem uma garrafa diferenciada, o que o torna um presente ainda mais especial.
Tipo: licor a base de aguardente de cana
Volume: 700 ml
Álcool: 25%
Ingredientes: destilado alcoólico retificado, açúcar e extrato natural de café
Origem: Vale Verde Alambique e Parque Ecológico, Betim, MG
Mais informações: http://www.cachacavaleverde.com.br/


Hof Curato
Aguardente elaborada a partir da infusão de tradicional café arábica,
finas cascas de laranja cortadas à mão, especiarias, além de frutas secas
selecionadas em uma solução de uma pura cachaça de alambique
bidestilada. Pode ser previamente resfriada, mas também é apropriado servi-la à
temperatura natural.
Tipo: aguardente composta
Volume: 670 ml
Álcool: 39%
Ingredientes: infusão de cachaça filtrada e bidestilada, extrato natural de café, syrup de café e baunilha.
Origem: Microdestilaria Hof Ltda., Serra Negra, SP
Mais informações: www.microdestilariahof.com.br



Hof Trigoni - Licor Café & Laranja
Licor de café arábica tipo exportação de Serra Negra, Circuito das Águas Paulista. As garrafas tem série numerada. É indicado para apreciação puro ou no clássico coquetel Black Russian (com vodca). A bebida revelou uma doçura marcante no aroma e sabor, com notas de caramelo e baunilha, corpo médio a leve, quase um destilado e aftertaste agradável e levemente doce.
Tipo: licor fino
Volume: 670 ml
Álcool: 20%
Ingredientes: infusão bidestilada de álcool etílico potável de origem agrícola filtrada de grãos de café arábica e cascas de laranja e especiarias, açúcar, extrato natural de café e baunilha.
Origem: Microdestilaria Hof Ltda., Serra Negra, SP
Mais informações: www.microdestilariahof.com.br


Illyquore
Licor à base do próprio blend illy, de café arábica de diversas regiões da América Central, Índia, África e, principalmente, Brasil. A bebida é mais bem apreciada em temperatura ambiente, em que apresenta aroma e sabor agradável de café, doçura, corpo macio e "aftertaste" prazeroso.
Tipo: licor
Volume: 700 ml
Álcool: 28%
Ingredientes: extrato natural de café, álcool anidro, açúcar e água
Origem: illycaffè - Trieste - Itália (importado por Campari do Brasil)
Patrón XO Café
Blend mexicano de tequila branca premium e essência natural de cafés finos. As garrafas têm um design especial e são feitas à mão, em série numerada. O aroma é de carvalho, lembrando o de café com grappa; o sabor é característico de tequila e café; o corpo, de espessura média; e o "aftertaste" é doce, mas bom, momento em que mais aparece o café.
Tipo: tequila
Volume: 750 ml
Álcool: 35%
Ingredientes: não são informados na embalagem
Origem: The Patrón Spirits Company - México

Nenhum comentário:

Postar um comentário